sexta-feira, 2 de abril de 2010

Dez erros de portugues que caem em concursos públicos

1- Fazem dois meses que .O verbo fazer indicando tempo é impessoal (Faz dois meses)
2-Ela está meia agitada.   Os advérbios não têm concordância de gênero. (Meio agitada).
3-Vou estar providenciando.      ( Vou providenciar), fica melhor.
4-A nível de empresa............ ( Pela empresa é o mais correto).
5-Para mim fazer...........( Antes de verbo, usa-se pronome pessoal. Para eu fazer).
6-Entre eu e ela....................( Depois de preposição, Entre mim e ela).
7-Segue anexo os documentos....( Concordância verbal e nominal: (Seguem anexos).
8-Se eu dispor de tempo ( Verbos derivados de ter, pôr e vir, não se conjuga de forma irregular.Dispuser ).
9-Houveram problemas.....( Haver no sentido de existir, é impessoal. Houve problemas).
10- Preferia ir do que ficar.....(Prefere-se uma coisa à outra.  Preferia ir a ficar.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário